Sobre a amizade




Bom, eu não sei você, mas essa mocinha aqui cresceu fazendo pactos. Vai dizer que você nunca fez? Nunca? Duvido muito. Agora amigos com certeza você já fez, ao menos um no decorrer dos anos, eu acredito que sim, então você fez um pacto, usou o famoso clichê que ia durar para sempre, talvez algo parecido, ou fez pacto de sangue(isso é arriscado, mas quando se é criança você não enxerga), pacto de cuspe, pacto de chiclete. Eu confesso que fiz todos, por acreditar que isso nos enlaçaria o tempo todo, mas nem tudo depende de uma simples troca de chicletes e palavrinhas fofas.

Eu escutava desde de cedo, amigos é a família. Mas birrava, porque eu tinha pegado um espinho e furado o meu dedinho para misturar sangues, não podia ser verdade um absurdo desses. Embora a maioria dessas amizades não tenha vingado, talvez por força do tempo, distância, ou por eu ser tão inocente a ponto de não saber o que fazer para ir além, para não acabar nunca. Hoje eu sei, e quem sabe um amigo vá comigo até o caixão, ou depois dele.

Eu sei muito bem que nada depende só de palavras, "te amo" pode ser uma palavra linda, mas não segura nada, quando você precisa de atitudes fortes, atitudes essas que te mostram quem será pra você além dessa vida aqui na terra. É fato que distancia não impede nada, quando que apesar de fronteiras, sente o coração do outro bater lá longe. E tempo a gente só dá mesmo pra quem quer. Talvez a menina muito ingênua ainda não soubesse, mas como já disse, hoje ela sabe, e faz de um tudo para que isso não seja problema.

Amigos, amigos, amigos da faculdade, dá academia, da balada, do bar. Amigos que a gente quase nunca sabe se vão ficar. Mas se a gente parar pra pensar, fazemos a nossa parte? Hoje você já ligou para um amigo que não liga há semanas? Mesmo que não tenha assunto, só pra sorrir um do outro na linha, porque até silêncio ao lado de um amigo é sossego. Você já fez aquela visita inesperada hoje? Falou que amava, ou simplesmente correu em desespero precisando confidenciar um segredo? Porque amigo, amigo mesmo é diário, você não se aquieta até dividir o que acontece de bom na sua vida com ele, ou de ruim também, porque nem tudo é flores. Amigo, amigo mesmo é uma espécie de psicologo, só que de graça, e com direito a abraços e lágrimas no final do tratamento.

O que a gente gosta, a gente pondera. Amigos para sempre é o que nós iremos ser, amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito. Isso pode dá certo, tudo pode ser lindo se você quiser, se você abrir as portas da casa e falar "vem, agora". Esteja pronto para ser um amigo, para atender telefonemas na madrugada, para aturar um amigo bêbado, um amigo as vezes chato, para sorrir sem parar, sair, badalar, desabafar. Eu não creio que amigo, amigo mesmo só é família, mesmo que alguns me decepcionem. Eu sei que vai ter aqueles que vou fazer programas de velhinhos junto, como tomar chá, assistir televisão e falar da vida dos outros, e que nossos filhos vão crescer juntos e vão ser amigos. Porque se essa palavra "AMIZADE"  existe, creio que alguém já a conheceu para ter que dá-la um nome.

Amigo, amigo mesmo sabe do que você precisa, antes de qualquer outro saber. Amigo, amigo mesmo é irmão de mentirinha que se faz verdade, é um dia de papo fiado, compras juntos, é opinião, é discordância, é entender, é não abandonar, é se fazer presente mesmo que em pensamento. Amizade, companheirismo é tudo, já é feliz quem tem nem que seja um único amigo, e que com ele possa repetir seguro: esse é pra sempre, se depender de mim, se depender dele. E nós queremos, faremos.

Elen Abreu


9 comentários:

Marilu disse...

Querida amiga, amigos são jóias raras que guardamos dentro do coração. Belíssimo texto. Tenha uma linda semana. Beijocas

R disse...

Amigo, mais do que alguém que nos diz o que queremos ouvir, é alguém que nos diz o que não queremos ouvir, alguém corajoso que nos confronta e nos alerta nos nossos momentos de "cegueira".

Elen, qual o seu verdadeiro mail? Aquele que tem no perfil do blogger está inacessível. Contacta-me para o meu mail, ou corrige o teu.

Beijo AMIGA :)

Everson Russo disse...

Amigo é riqueza que ganhamos pela vida,,nos ouve sem nada dizer,,,está sempre ao nosso lado...beijos de boa semana pra ti amiga.

Elen Abreu disse...

Lindas palavras meu amigo!
Cara eu não sei o que está acontecendo, está aparecendo um email antigo, que não uso mais, fui em configurações e não consegui resolver o problema.
O email que uso no momento é: elen_abreusilva@hotmail.com, agora "msn" ainda uso um muito antigo: ellengatinha_12@hotmail.com
E agora?
Beijos e até a próxima!

Liliane disse...

Amigos são como vinho, quanto mais velho melhor

Patrícia Pinna disse...

Boa tarde, Elen. Esses pactos enquanto criança e adolescente parece funcionar, até que a vida se encarrega de cada um tomar o seu rumo.
Há contudo, aqueles que apesar de vidas totalmente diferentes, de distância, permanecem amigos e leais.
Confesso que para mim, amigos sinceros são raridade, alguém em que você confie, que confie em você, e que jamais te abandone.
Opiniões contrárias é normal existirem, afinal de contas, somos personalidades distintas, mas havendo o respeito, há como conviver bem.
Amizades superficiais a mim não interessam, até mesmo porque eu sou intensa. Amo assim, me entrego assim, e quando vejo que isso está esfriando, é hora de uma boa conversa, ou que apenas o cilo fechou, e estamos prontos para outros caminhos seguir.
Amizade é um bem precioso, mantê-la é que é difícl, pois têm pessoas cobradoras demais, até mesmo por carência, e não entendem o momento do outro.
Acho que todos já foram assim um dia.
Belo texto.
Um beijo na alma, e fique na paz!

Elen Abreu disse...

Obrigada pela as palavras amiga.
Também sou muito intensa, não consigo ter amizades superficiais...ou é tudo ou nada, acho que por isso não tenho tantos amigos assim, mas os que tenho acredito ser verdadeiros.
Beijos querida.
Até.

World Girl-Oficial disse...

Concordo com tudo q vc escreveu, amigos de verdade são tbm nossa família!!



BEIJÃO AMORE! ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br

Verânia Aguiar disse...

Gostei muito, tens o mesmo nome de uma grande amiga minha mas ela tem um "l" a mais. xD E eu li ate o fim! HEHE
A amizade é mesmo algo dificil de escrever, no entanto vamos tentando.
:) abraço

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...